Compras online

Como criar um e-commerce de sucesso?

O mundo está online, as pessoas estão gastando mais tempo com a internet, tanto pra relações pessoais quanto profissionais. Desde 1995 o comércio percebeu as oportunidades infinitas que a internet poderia trazer, uma delas é o e-commerce. Uma nova forma de vendas, onde toda pessoa com internet seria seu possível cliente.

Primeiramente, entenda que E-commerce não é o mesmo que Loja Virtual. O e-commerce é a solução encontrada para vender pela internet, pra isso são utilizadas várias plataformas como por exemplo, a loja virtual.

Mas os benefício do e-commerce não se limitam somente ao aumento do público “local”, ao todo são 5 pontos que podemos destacar como os grandes benefícios do e-commerce:

1- Público maior (toda pessoa conectada à internet);
2- Baixo custo (em relação à loja física);
3- Funciona 24 horas;
4- Facilita a compra do cliente – que nem precisa sair de casa;
5- Divulgação eficiente.

Muitos estabelecimentos estão deixando suas lojas físicas e migrando totalmente para as vendas online. Steve Jobs disse uma vez que “existirão dois tipos de empresas, aquelas que fazem negócio pela internet e aquelas que deixarão de existir”.

Garanta um e-commerce de sucesso

Se tem uma coisa que o comerciante sabe, é que precisa sempre se adaptar ao mercado, seja na linguagem da comunicação, nos produtos, na abordagem das vendas, etc. A internet é a nova tendência deste mercado e ficar de fora é um grande risco para a sua existência comercial.

Para ter um e-commerce de sucesso antes de tudo, você precisa criar um planejamento estratégico com os objetivos bem definidos, do que pretende receber desta nova ferramenta de vendas, pra futuramente conseguir analisar os dados e descobrir se as ações tomadas foram assertivas ou para encontrar os pontos que devem ser atualizados.

Esse planejamento e objetivos devem ser definidos junto com uma equipe de marketing, pois é esse time que irá encontrar as melhores formas de conseguir os resultados desejados. Por isso é de extrema importância ter uma comunicação clara e eficaz com essa equipe, por que diferentemente de uma loja física não basta apenas estar presente, você deve ir atrás do público.

Mas não se assuste, seu e-commerce não é tão diferente de uma loja física, você só precisa saber reconhecer onde trabalhar. A preocupação de conseguir um ponto bem localizado, deve ser substituída pela otimização dos mecanismos de busca, é assim que seus clientes irão te encontrar por aqui.

Quem tem loja sabe, que o cliente só fica satisfeito quando toca no produto e observa os detalhes, na internet muitas pessoas ainda tem resistência na hora de finalizar a compra justamente por não poderem “provar” do produto. Por isso é essencial ter uma descrição muito detalhada de cada item da sua loja, quanto mais o visitante conhecer do seu produto mais chances ele tem de finalizar uma compra.

Outro ponto importante, é a satisfação imediata após a compra, que em uma loja física acontece quando o cliente sai do estabelecimento com sua sacola, satisfeito pela compra já querendo usar o que quer que tenha comprado. Já no mundo online, o cliente tem que esperar por esse produto, então quanto mais rápido e eficaz for a entrega, mais chances você tem de fidelizar este cliente, que irá te recomendar exatamente por ter esse sistema de envio recorde.

Sempre ouça seu público, uma atitude essencial para saber o que está agradando e o que precisa melhorar. Essa ação vital é pouco valorizada, tanto nos estabelecimentos físicos quanto online, saber o que pensam sobre você é essencial no mundo comercial.

Finalmente para garantir o sucesso das suas vendas online, deve-se pensar na criação de um projeto de qualidade. Escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce é algo que deve ser feito com cuidado, existem “locais” de vendas ideais para cada tipo de produto. Criar um site e/ou app também é importante, ter seu endereço próprio ainda é mais valioso do que apenas “quiosques” dentro de outras plataformas.

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