Como melhorar seu atendimento ao cliente com o Chatbot?

Sabemos que é impossível um robô superar o carisma e o contato humano, mas eles podem e já estão, nos ajudando em nossas tarefas do dia a dia. Para o mundo dos negócios existe um robô focado no Atendimento ao Cliente – uma área das empresas que gera muito gasto, com funcionários e equipamentos. Esse é o Chatbot, uma automação de atendimento virtual, que ajuda e muito na agilidade da empresa.

Hoje em dia é possível programar uma robô para atender á necessidades específicas e essa tecnologia não está limitada apenas à grandes empresas.

Para ter um Chatbot eficiente, deve ser criado um fluxograma de perguntas e respostas que atendam ao cliente em todo processo. É importante pensar também nas perguntas que não podem ser respondidas automaticamente e precisam de uma atenção especial, criando pra elas respostas padrão que direcionam ao humano responsável, e ter esse contato humano sempre que o robô não conseguir atender alguma demanda.

Ao criar esse fluxograma pense como seu público, pra isso é muito importante ter definido sua persona, só assim é possível determinar o tipo de pergunta que será feita e então ajudar o cliente.

Pra te ajudar a entender quais são os benefícios de usar Chatbots em sua empresa, criamos uma lista de 5 benefícios desta ferramenta.

1- Automatização do Atendimento ao Cliente
O que geralmente demanda tempo de funcionários, respondendo sempre as mesmas perguntas ou fazendo processos repetitivos, pode ser automatizado. Ao cadastrar todas as perguntas frequentes e processos simples de serem resolvidos, o robô pode fazer todo o trabalho sem comprometer seu tempo e dinheiro.

2- Melhor Custo-Benefício
Existem diversos modelos de Chatbots que atuam segundo a necessidade de cada empresa. Por isso o investimento inicial geralmente é experimental, começando pelo modelo mais simples (que atenda à todos os objetivos), o que terá um valor relativamente baixo. Isso sem falar no retorno que a ferramenta trará com o aumento de vendas e na economia com a contratação de funcionários, fazendo com que o investimento seja “auto-pagável”.

3- Personalização
Ter um Chatbot como atendente, não significa robotizar o atendimento. Quando mais humanizado for a conversa, mais o cliente terá interesse em utilizar a ferramenta. Muitas empresas criam personagens para ajudar nessa humanização da marca, criar uma linguagem específica (mais informal ou não) e um design personalizado também são importantes ações na implementação do seu Chatbot.

4- Agilidade
O Chatbot é um funcionário sem custos adicionais. Trabalha 24 horas por dia, 7 dias na semana, inclusive domingos e feriados e consegue atender muitas pessoas ao mesmo tempo.

5 – Geração de Leads
Ao analisar o comportamento do cliente junto com os dados obtidos (por login ou por captura de dados com entrega de conteúdo gratuito) é possível traçar uma estratégia de marketing direcionada à estes clientes.

A implementação do Chatbot atende diretamente o consumidor atual, que usa diversos meios de comunicação, é exigente quanto ao atendimento rápido e eficaz, sem abrir mão de uma boa experiência.
Ter respostas rápidas que resolvam o problema do consumidor garante que este usuário não deixe de usar a ferramenta. Um erro humanamente esperado, é o mau atendimento ao cliente e quanto a isso, não temos dúvidas que é uma péssima propaganda. Um cliente insatisfeito, além de não continuar sendo cliente, pode influenciar negativamente futuros clientes.
Criar uma boa experiência do cliente faz com que esse se torne um promotor de sua marca e esta é a melhor publicidade que sua empresa pode querer.

Aqui na TechDes oferecemos uma grande variedade de configurações para Chatboots, clique aqui e descubra qual melhor se adequa a sua necessidade!

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